sábado, 26 de setembro de 2015

SUBSTITUINDO A RELIGIÃO


Introdução: Sam Harris propõe autoconhecimento no lugar da religião. O filósofo e neurocientista americano propõe a criação de uma 'ciência da moralidade' para acabar de uma vez por todas com a influência da religião. Quem ainda não viu essa matéria publicada na veja, vale a pena.

Harris é o autor, entre outros, do livro “A morte da Fé”, onde defende a substituição das religiões organizadas pelo autoconhecimento. Para ele, essa é o única saída que se vislumbra nesse início do milênio para a humanidade, é a único caminho possível para a felicidade.

Ele é defensor da polêmica ideia de que a ciência pode deixar de ser neutra e se tornar fonte de padrões de moralidade, substituindo a religião na função de estabelecer o que é bom ou mau. A vantagem da “ciência da moralidade”, segundo ele, é que ela não ignora os sofrimentos humanos, diferentemente do que ocorre com as religiões, que chegam inclusive a incentivá-los. 

Para ele, a ideia da existência de um ser onisciente que exige obediência de seus seguidores em troca de promessa de vida após a morte é uma grande besteira com consequências danosas, porque tem patrocinado guerras e ignorância, entre outros males. 

Harris citou um exemplo para responder que hoje em dia essa é uma questão que interessa a todos. “Se você tiver um motorista que acredita no poder da oração, a ponto disso afetá-lo em suas decisões, ele poderá de vez em quando tirar as mãos do volante por acreditar que Jesus está no controle de tudo", disse. "Essa pessoa é perigosa, [...] e nós precisamos falar sobre isso.”

Não acreditar em Deus é um atalho para a felicidade
Quando o filósofo americano Sam Harris soube que o atentado ao World Trade Center em Nova York (Estados Unidos), no dia 11 de setembro de 2001, teve motivações religiosas, a briga passou a ser pessoal. Harris publicou em 2004 o livro A Morte da Fé, uma brutal investida contra as religiões, segundo ele, responsáveis pelo sofrimento desnecessário de milhões. Para Harris, os únicos anjos que deveríamos invocar são a 'razão', a 'honestidade' e o 'amor'.

Ao entrar de cabeça em um assunto tão delicado, o filósofo de 43 anos conquistou uma legião de inimigos e deu início a uma espécie de combate literário. Em resposta à repercussão de seu primeiro livro, que levou à publicação de livros-resposta sob as perspectivas muçulmana, católica e outras, os ataques de Harris à fé religiosa continuaram em 2006, com o lançamento do livro: Carta a Uma Nação Cristã. Criado em um lar secular, que nunca discutiu a existência de Deus e nunca criticou outras religiões, Harris recebeu o título de Doutor em Neurociência em 2009 pela Universidade da Califórnia (Estados Unidos). A pesquisa de doutorado serviu como base para seu terceiro livro, lançado em outubro de 2010: The Moral Landscape. Nele, Harris conquista novos inimigos, dessa vez cientistas.

Agora, Harris tenta utilizar a razão e a investigação científica para resolver problemas morais, sugerindo a criação do que ele chama de "ciência da moralidade". Ele afirma que o bem-estar humano está relacionado a estados mentais mensuráveis pela neurociência e, por isso, seria possível investigar a felicidade humana sob essa ótica - algo com que a maioria dos cientistas está longe de concordar.

A ciência da moralidade substituiria a religião no papel de dizer o que é bom ou mau. Esse 'novo ateísmo' rendeu a Harris e outros três autores proeminentes - Daniel Dennet, Richard Dawkins e Christopher Hitchens - o título de 'Cavaleiros do Apocalipse', rs.

"A Ciência é capaz de dizer o que é certo e o que é errado", diz Sam Harris. Em entrevista ao site de VEJA, Harris explica os pontos mais sensíveis de sua argumentação, e afirma que descrer de Deus é um atalho para a felicidade.

Por que a moralidade e as definições do bem e do mal não deveriam ser deixadas para a religião? 
O problema com relação à Religião é que ela dissocia as questões do bem e do mal da questão do bem-estar. Por isso, a religião ignora o sofrimento em certas situações, e em outras chega a incentivá-lo. Deixe-me dar um exemplo. Ao se opor aos métodos contraceptivos, a doutrina da Igreja Católica causa sofrimento. É coerente com seus dogmas, embora eles levem crianças a nascerem na pobreza extrema e pessoas a serem infectadas pela aids, por fazerem sexo sem camisinha. Através das eras, os dogmas contribuíram para a miséria humana de maneira tremenda e desnecessária.

Nem toda moralidade é baseada em religião. Existe uma longa tradição de pensamento moral secular por meio da filosofia. O que há de errado com essa tradição? Não há nada de errado com ela a não ser o fato de que a maior parte das discussões filosóficas seculares são confusas e irrelevantes para as questões importantes na vida humana. Deveria ser consenso o apreço ao bem-estar humano. Se alguma coisa é má, é porque ela causa um grande e desnecessário sofrimento ou impede a felicidade das pessoas. 

Se alguma coisa é boa, é porque ela faz o contrário. Mas existem filósofos seculares batendo cabeça em debates entediantes, dizendo que não podemos falar de verdade moral. Segundo eles, cada cultura deve ser livre para inventar seus ideais morais sem ser perturbado por outros. Isso é loucura. Hoje reconhecemos que a escravidão, que era praticada por muitas culturas, era fonte de sofrimento. Nesse caso, deixamos para trás o relativismo. Por que não podemos fazer o mesmo em outros casos?

Você parece sugerir que a tolerância a outros credos não é uma virtude, como a maioria pensa. Por quê? 
É um posicionamento inicial muito bom. A tolerância é a inclinação para evitar conflito com outras pessoas. É como queremos que a maioria se comporte a maior parte do tempo quando se depara com diferenças culturais. Mas quando as diferenças se tornam extremas e a disparidade na sabedoria moral se torna incrivelmente óbvia, então, a tolerância não é mais uma opção. A tolerância à intolerância nada mais é do que covardia. Não podemos tolerar uma jihad global. A ideia de que se pode chegar ao paraíso explodindo pessoas inocentes não é um arranjo tolerável. Temos que combater essas coisas por meio da intolerância às pessoas que estão comprometidas com essa ideologia. Não acredito que seria possível sentar à mesa com, por exemplo, Osama Bin Laden e convencê-lo que a forma como ele enxerga o mundo é errada.

Por que a ciência deveria ditar o que é certo e o que é errado? Temos que reconhecer que as questões morais possuem respostas corretas. Se o bem-estar humano surge a partir de certas causas, inclusive neurológicas, quer dizer que existem formas certas e erradas para procurar a felicidade e evitar a infelicidade. E se as respostas corretas existem, elas podem ser investigadas pela ciência. Chamo de ciência o nosso melhor esforço em fazer afirmativas honestas sobre a natureza do mundo, tendo como base a razão e as evidências.

O que é a ciência da moralidade e o que ela quer conquistar? É a ciência da mente humana e das variáveis que afetam a nossa experiência do mundo para o bem ou para o mal. Ela pretende discutir, por exemplo, o que acontece com mulheres e garotas que são forçadas a utilizarem a burca [vestimenta muçulmana que cobre todo o corpo da mulher]. São efeitos neurológicos, psicológicos, sociológicos que afetam o bem-estar dos seres humanos. Com a burca, sabemos que é ruim para as mulheres e para a sociedade. Se metade de uma sociedade é forçada a ser analfabeta e economicamente improdutiva, mas ter quantos filhos conseguir, fica óbvio que essa é uma estratégia ruim para construir uma população que prospera. O objetivo é entender o bem-estar humano. Assim como queremos fazer convergir os princípios do conhecimento, queremos que as pessoas sejam racionais, que avaliem as evidências, que sejam intelectualmente honestas e que não sejam guiadas por ilusões. A Ciência da Moralidade pretende aumentar as possibilidades da felicidade humana.

O senhor afirma que há um muro dividindo a ciência e a moralidade. No que ele consiste? Existem razões boas e ruins para a existência desse muro. A boa é que os cientistas reconhecem que os elementos relevantes ao bem-estar humano são extremamente complicados. Sabemos muito pouco sobre o cérebro, por exemplo, para entender todos os aspectos da mente humana. A ciência espera um dia responder essas questões e isso é muito bom. A razão ruim é que muitos cientistas foram confundidos pela filosofia a pensar que a ciência é um espaço sem valores. E a moralidade está, por definição, na seara dos valores. Esse muro não será destruído enquanto não admitirmos que a moralidade está relacionada à experiência humana, que por sua vez está relacionada com o cérebro e com a forma pela qual o universo se apresenta. Ou seja, por elementos que podem ser investigados pela ciência.

Quais avanços científicos lhe fazem pensar que, agora, a moralidade pode ser tratada a partir do ponto de vista do laboratório? 
Temos condição de dizer quando uma pessoa está olhando para um rosto, ou uma casa, ou um animal, ou quais palavras ela está pensando dentro de uma lista. Esse nível cru de diferenciação de estados mentais está definitivamente ao alcance da ciência. Sabemos quando uma pessoa está sentindo medo ou amor. Por causa disso podemos, em princípio, pegar uma pessoa que diz não ser racista, colocá-la em um medidor e verificar se ela está falando a verdade. Não apenas isso, podemos descobrir se ela está mentindo para si mesma ou para as outras pessoas. A tecnologia já chegou a esse nível, mas não conseguimos ler a mente das pessoas com detalhes. É possível que futuramente possamos descobrir coisas sobre a nossa subjetividade de que não temos consciência, utilizando experimentos científicos. E isso tudo se relaciona ao bem-estar humano e o modo como as pessoas ficam felizes e como poderemos viver juntos para maximizar a possibilidade de ter vidas que valham a pena.

Por que deveríamos confiar a educação dos nossos filhos aos valores científicos? 
Os cientistas não se transformariam, com o tempo, em algo como padres, mas com uma 'batina' diferente? Cientistas não são padres. Os médicos, por exemplo, agem sob o pensamento da medicina, que, como fonte de autoridade, não se tornou arrogante ou limitou a liberdade das pessoas de maneira assustadora. É uma disciplina que está concentrada em entender a vida humana e minimizar o sofrimento físico. Seu médico nunca vai até você 'pregar' sobre os preceitos da ciência, você vai até ele quando precisa. Pais que se deixam guiar por dogmas religiosos não dão remédios aos filhos e os deixam morrer. Na ciência não existem dogmas. Qualquer afirmação pode ser contestada de maneira sensata e honesta.

O que dizer dos experimentos neurológicos que sugerem que a crença religiosa está embutida nos nossos cérebros? 
Não acho que a crença religiosa esteja embutida no cérebro humano. Mas digamos que esteja. Façamos um paralelo com a bruxaria. Pode ser que a crença em bruxaria estivesse embutida em nossos cérebros. A bruxaria matou muitos seres humanos, assim como a religião. Todas as culturas tradicionais acreditaram em algum momento em bruxas e no poder de magia e, na verdade, a crença na reza possui um conceito semelhante. Algumas pessoas dizem que sempre acreditaremos em bruxas, que a saúde humana será afetada pela 'magia' de vizinhos. Na África, muitas pessoas realmente acreditam em bruxaria e isso é terrível porque causa sofrimento desnecessário. 

Quando não se entende porque as pessoas ficam doentes, ou porque as crianças morrem antes dos três anos, você está num estado de ignorância que a crença em bruxaria está suprindo uma necessidade de maneira nociva. Superamos isso no mundo desenvolvido por causa do avanço da Ciência. Sabemos como a agricultura é afetada, por exemplo. Entendemos os fenômenos meteorológicos e a biologia das plantas. Não é algo que a religião resolve, e sim a ciência. Mas costumava ser assim. A crença na regência de um deus sobre a lavoura era universal.

As pessoas deveriam parar de acreditar em Deus? 
Se eu acho que as pessoas deveriam parar de acreditar no Deus da Bíblia? Com certeza. Da mesma forma que as pessoas pararam de acreditar em Zeus, em Thor e milhares de deuses mortos. O Deus da Bíblia (Jeová) tem exatamente o mesmo status desses deuses mortos. É um acidente histórico estarmos falando dele e não de Zeus. Poderíamos estar vivendo num mundo onde os suicidas muçulmanos se explodiriam por causa de ideias dos deuses do Monte Olimpo. A diferença entre xiitas e sunitas muçulmanos é a mesma diferença entre seguidores de Apolo e seguidores de Dionísio.

O senhor sempre foi ateu? 
Nunca me considerei um ateu, nem mesmo ao escrever meu primeiro livro. Todos somos ateus em relação a Zeus e Thor. Eu era um ateu em relação a eles e ao deus de Abraão. Mas nunca me considerei um ateu, como a maioria das pessoas não se considera pagã em relação aos deuses do Monte Olimpo. Foi no 11 de setembro de 2001, dia do atentado ao World Trade Center em Nova York, que senti que criticar a religião publicamente havia se tornado uma necessidade moral e intelectual. Antes disso eu era apenas um descrente. Eu nunca havia lido livros ateus, ou tivera qualquer conexão com a comunidade ateísta. O ateísmo não é um conceito que considere interessante ou útil. Temos que falar sobre razão, evidências, verdade, honestidade intelectual - todas essas coisas são virtudes que nos deram a ciência e todo tipo de comportamento pacífico e cooperativo. Não é preciso dizer que você é contra algo para advogar em favor da honestidade intelectual. Foi justamente isso que destruiu os dogmas religiosos.

O senhor cresceu em um ambiente religioso? 
Cresci em um ambiente completamente secular, mas não havia crítica às religiões ou discussões sobre ateísmo, existência de Deus etc. Quando era adolescente, fiquei muito interessado em religiões e experiências religiosas. Coisas como meditação, por exemplo. Aos vinte, comecei a estudar espiritualidade e misticismo. Ainda me interesso por essas coisas, mas acho que, para experimentar, não precisamos acreditar em nada que não possua evidencias suficientes.

Como o senhor se sente em ser rotulado como um dos 'Quatro Cavaleiros do Apocalipse'? 
Estou muito feliz com a companhia! É uma honra. A associação não me desagrada de forma alguma. Acho que os quatro lucraram por terem sido reunidos e tratados como uma pessoa de quatro cabeças. Em alguns momentos é um desserviço porque nossos argumentos não são exatamente os mesmos e não acreditamos nas mesmas coisas em todos os pontos. Mas tem sido útil sob o ponto de vista das publicações e admiro muito os outros cavaleiros - os considero mentores e amigos. A parte do apocalipse tem um efeito cômico.

Se o senhor tivesse a chance de se encontrar com o Papa para um longo e honesto bate-papo, qual seria sua primeira pergunta? 
Gostaria de falar imediatamente sobre o escândalo do estupro infantil dentro da Igreja Católica. Acho que o Papa é culpável por tudo que aconteceu. A evidência nesse momento sugere que ele estava entre as pessoas que conseguiram fazer prolongar o sofrimento de crianças por muitos anos. Acho que ele trabalhou ativamente para proteger a Igreja do constrangimento e no processo conseguiu garantir que os estupradores tivessem acesso às crianças por décadas além do que deveria ter sido. O Papa deveria ser diretamente desafiado por causa disso. Contudo, é algo que seu status como líder religioso impede que aconteça. Ele nunca seria protegido dessa forma se ele estivesse em qualquer outra posição na sociedade. Imagine o que aconteceria se descobrissem que o reitor da Universidade de Harvard [uma das universidades americanas mais respeitadas do mundo] tivesse permitido que empregados da universidade estuprassem crianças por décadas e ele tivesse mudado essas pessoas de departamento para protegê-las da justiça secular? Ele estaria na cadeia agora. E isso é impensável quando se fala do Papa. Isso acontece por que nos ensinaram a tratar a religião com deferência.

Fonte: Veja

36 comentários:

  1. Olá Calebe,confesso que de início fiquei meio perplexo com a sua nova forma de crer em algo superior,chegando até mesmo á pensar que Jesus foi só um nobre homem e nada mais.Em algum momento muitos de nós perguntamos: -Se jesus venceu a morte e o inferno,porque é que ainda continua-se morrendo e temos observado as diversas mazelas da sociedade e do mundo em geral.
    Isso nos faz realmente pensar se por algum momento tudo possa ser apenas uma grande ilusão.Mas saiba que é por Ele,como símbolo ou por devoção que nós o cremos.Se hoje a sociedade não é ainda pior do que já foi,é porque se convencionou primeiro crer em alguém que poderia nos vigiar e punir.Isso é controle de massas?
    E a ciência também não o é?
    E San Harris também um dia o será.
    E buda,e Krishna,e todos os avatares,ninguém viu nada na escuridão?
    É tudo mito?
    Logo vi que quando você refutava muitos dos comentários,é por que existia sempre uma parcela crescente de dúvida em seu pensar.
    Confesso que agora depois de passado o susto,entendo que você preferiu ser como Tomé,somente vendo para crer,e isso explica porque você nunca acreditou muito nas nossas declarações e experiências á ponto de não publicá-las.Está certo, espero que você possa receber um milagre divino e que entenda como Jesus está vivo e te ama.De verdade ,saiba que desejo verdadeiramente o seu bem,esteja na paz de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, pra mim a visão Jeová não é o pai de Jesus me ensinou muito, serviu pra ver diferenças entre os dois, me ajudou a estudar a fundo a bíblia, e perceber que ter uma religião ou fé numa divindade não muda em nada o mundo em que vivemos, muito menos nossos problemas e nossa realidade. Mas me aprofundando mais ainda percebi que tudo não passa de histórias contatas por homens, muita fabula de coisas que nunca aconteceram de fato. De um Jesus que nunca responde orações e é incapaz de resolver os problemas do mundo. Claro Jesus é um mito.

      Hoje não acredito mais em nada. Vou continuar publicando estudos voltados para provar a fraude que é a bíblia. De tudo que aprendi, uma coisa vou guardar pra mim. Amar e respeitar as pessoas, o resto ficou para trás.

      Depois de tantos estudos, ainda continuamos no escuro. Saber que Jeová é um falso deus, não muda em nada nossas vidas, nossos problemas e nenhum milagres vai acontecer por isso. Devemos estudar e adquirir conhecimento para que ninguém nos engane com papo furado religioso.

      Caro amigo muitas desgraças acontecem nesse mundo e o Jesus amoroso e lindo que acreditamos simplesmente fica de braços cruzados em seu trono de glória assistindo tudo. Essa questão já me incomodava a muito tempo...

      Excluir
    2. Então o messias o salvador do mundo nunca existiu? o Autor que deixou o mandamento do amor é uma farsa também?

      Excluir
    3. Primeiro você enche seu blog de estudos, aliás todos bons, onde mostra aliás com veracidades que esse mundo sujo não é criação do Deus Pai.
      Depois você nos mostra que Jesus, nosso senhor UNICO e salvador veio ao mundo não para salvar a criação fisica de jeová e sim para dar a salvação eterna ao espirito, esse que creio que ao morrer a matéria, o espirito salvo se encaminha para o reino de Deus Pai, onde Cristo nos espera e onde viveremos eternamento junto aos queridos e ao Pai.
      Agora você vem e diz que não crê nem em Jesus?
      Irmão Calebe, abra os os olhos do coração e do entendimento, pois o anjo do mal jeová está tentando cegar você e não deixar que você nos revele as verdades sobre a criação desse mundo material e a bondade de Cristo que deu a sua vida para nos dar a eternidade.

      Excluir
    4. Mandamento do amor? Qualquer um pode falar de amor.

      Excluir
    5. Amigo, a visão anterior não faz mais sentido pra mim sabe porque? Porque não faz diferença alguma saber de "mistérios", "revelações" se o que de fato importa, que é a nossa vida, não muda. Principalmente o mundo em que vivemos, essa revelação não muda nada.

      É legal podermos enxergar muitas coisas, mas a bíblia é uma fábula, e o jesus que a igreja inventou é um mito. O irmão é livre para crer no que quiser. Religião só serve para gerar guerra e ódio.

      Excluir
    6. O mais importante é você ser sincero consigo mesmo porque estando certo ou errado estará sendo honesto. Não precisa agradar ninguém. Eu creio em Jesus e através do seu blog minha mente se abriu e eu sou muito grato por isso. Depois que tive acesso a essa visão encontrei outros que pensavam da mesma forma e agora pra mim tudo faz sentido. Se você se prender nas escrituras, nos livros, nos documentos e não procurar Jesus pelo espírito, nas orações e cultos (pode ser na sua casa), ficará confundido, porque nosso conhecimento se limita a nossa capacidade intelectual e aos materiais que temos disponíveis. Mas se você trabalhar seu espírito terá conhecimento vindo do Espírito Santo. Esse é meu modo de pensar.

      Excluir
  2. Quando Adão e Eva comeram o fruto do conhecimento do bem e do mal, eles adquiriram a capacidade de definir o que é o bem e o que é o mal, pois antes só quem tinha essa capacidade era Deus. Considerando que o conhecimento do bem e do mal seja uma riqueza de Deus e que o paraíso estava na terra, Jesus Cristo disse que as riquezas devem ser guardadas no céu e não na terra, sendo assim, o Deus Jeová fez o contrário, colocou sua riqueza na terra e não no céu. Dessa forma, a culpa é do Deus Jeová, que não fez aquilo que Jesus disse.

    ResponderExcluir
  3. Olá irmão. "Caro amigo muitas desgraças acontecem nesse mundo e o Jesus amoroso e lindo que acreditamos simplesmente fica de braços cruzados em seu trono de glória assistindo tudo. Essa questão já me incomodava a muito tempo..." Vejo que estudou muito e aprendeu pouco, esse mesmo Jesus que você disse, foi morto e sofreu muito. A questão para quem acredita, não é o sofrimento da carne , e sim a recompensa de uma vida espiritual. Para aqueles que entende a mensagem passada pelo Salvador, é de que esse mundo e toda a matéria não vale nada. O Pai e o Salvador não criaram a matéria, ou seja, a morte. Concordo com muitas coisas que disse o Sam Harris sobre as religiões, mas como você , ele não entendeu a Palavra do Pai. Muitos ateus que não acreditam em nada, são também assassinos , ladrões, mentirosos e por aí vai. Não ponha a culpa só nos religiosos, pois a maioria que comanda as religiões SÃO ATEUS, vendem ilusões para ganhar dinheiro. A religião é sim uma mentira, sobre você não acreditar no Salvador é porque ainda não foi chamado. Que o espirito do Pai faça casa em Ti irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a questão, acreditar em jesus ou não, não faz diferença. Você ja deve ter lido meu estudo sobre salvação pela fé... Não virei ateu, apenas deixei de crer em mitologias como se fosse verdade...

      O irmão não precisa aceitar minha visão, apenas analise e tire proveito que for bom pra vc. Acima de religião, acima de tudo esta o amor.

      Excluir
    2. Mas que amor irmão? O carnal?, Ai reside a diferença. Você sabe que existiu realmente "Jesus" através de historiadores e não da bíblia. A diferença do amor que o Salvador nos passou, foi aquele livre de sexo, amor familiar, amor pelas coisas "belas" do mundo" ou seja , amar o espiritual, é aquele que a gente não vê . O que eu gostaria que você entende-se é que, quem fez a bomba atômica não acredita na vida após a morte carnal, quem fez as armas, aviões de guerras, foguetes de guerra, armas quimicas e por aí vai, essas pessoas não acreditam que teremos uma vida após a morte da carne. Outra questão, a fonte que você tirou a reportagem, é confiável? Sabes pelo menos da nova ordem mundial, daqueles que detêm o poder aqui na terra e que acreditam no maligno, e usam simbolos e rituais? Que coisa em irmão, aqueles que creem no Salvador estão errados, mas aqueles donos do poder material dizem que não existe vida após a morte, mas estão até o pescoço com o oculto. Não duvido que esse Sam Harris não seja maçon. Aquele Sr. que já morreu e escreveu sobre os sumérios ( você até fez um estudo), caso você não saiba, ele era maçon. Fico triste por você fazer parte da operação do erro. Vou "orar" conversar com o Pai, o Salvador disse que o que pedirmos para Ele com sinceridade e verdade ,Ele atende, então irmão mais uma vez vou "orar" para ti. Que o Pai faça casa em ti, quando estiveres cheio do espírito do verdadeiro Pai, vai entender que esse mundo de nada vale. Sobre a questão de todos estão salvos, deixo um trecho da Palavra: "22 Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado.23 Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai.24 Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, NÃO TERIAM PECADO; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai.25 Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita NA SUA LEI: Odiaram-me sem causa.26 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim." PERCEBEU IRMÃO, NÃO É O LIVRO BÍBLIA QUE TESTIFICA O SALVADOR E SEU PAI. É O ESPÍRITO DO PAI EM NÓS. SÓ QUEM O TEM SABE. Muita paz irmão, e limpe sua casa (corpo) das coisas materiais, e com certeza verá o mundo não com os olhos mas sim com o espirito do Pai em você.

      Excluir
  4. Tenho apenas duas certezas.
    Esse mundo material não é criação de Deus Pai
    Temos em Cristo a salvação, uma vida eterna junto a Cristo.
    Posso garantir, Cristo nunca nos abandona e esta sempre ao nosso lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que as pessoas tem que entender é que Calebe não se tornou ateu, ele apenas quer nos abrir os olhos que tanto Jesus da Bíblia e jeová são mitos.. Claro que ainda a morte é um mistério rsr

      Excluir
  5. Sabino fez sua cabeça cara ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio Sabino é um ótimo teólogo. Acho ele fera.

      Excluir
    2. Poi é agora você está seguindo ele , por isso você mudou da água pro vinho..

      Excluir
  6. Veja que sorrateiramente satanás vai trabalhando na mente das pessoas e desviando da fé, muitos irmãos não estão vigiando e estão sendo levados por vento de doutrina, e doutrina de demônios, assim como muitas pessoas foram enganadas no passado no velho testamento, nos dias atuais o inimigo continua ainda enganando, usando pessoas até mesmo inteligentes para desviar as pessoas de Deus. Vamos vigiar irmãos, tudo isso que está acontecendo está relatado nas escrituras.
    TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE.

    ResponderExcluir
  7. Certíssimo irmão Emilson,não estão mais vigiando a verdade dizem que é fábula e dessa forma blasfemam do que não entendem.Pra quem dizia que não há condenação aos que creem e recebem Jesus,agora refutam até mesmo sua origem divina.
    Bem disse Ele :...Muitos serão os chamados ,mas poucos os escolhidos.
    Daqui á pouco estarão falando que Ele foi casado com Maria Madalena,que teve trocentos filhos,etc.
    Puro ateísmo,disparate de quem quer abraçar o mal ou de quem já está sendo abraçado pelo mesmo.Já está sendo o caso do irmão Calebe que está sendo iludido pela ¨ciência ¨.

    ResponderExcluir
  8. Fico muito triste em saber que voce perdeu a fé, apesar de já ter certas disconfianças lendo em seu blog,... Porém no entanto, Eu ja vi voce colocar no blog que seus estudos eram feitos para tentar passar uma revelação que foi dada a voce e que na realidade ja existia na biblia a algum tempo.
    E agora isso...

    Voce passou de uma pessoa iluminada e usada por Deus, para apenas uma lata vazia chacoalhando...

    Qual é o nome que se dá quando, a pessoa faz algo que não condiz com aquilo que acredita, ou fala algo diferente daquilo que pensa?

    é interessante ver os detalhes sobre o V.T. ... mas negar que cristo nasceu de uma mulher, gerado pelo espirito, viveu e morreu na carne ainda em espirito ressuscitou em carne e transcendeu,.. é tbm negar o Pai... e o Espirito de Deus nao está nele...
    Esse, detém o espirito do Anti-cristo e é falso profeta...

    Mas voce já deveria saber disso.

    Mas eu vou orar para que o Espirito Santo... esse mesmo que nao te abandona e está contigo até a consumação dos séculos, ... te resgate da mão desse "ser" que voce tanto lutou contra, e que agora vive como sendo reduzido a nada em suas mãos....

    Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. 
    1 João 2:22

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, não perdi a fé... Pelo contrário, agora tenho fé em outras coisas. Só não acredito mais em mitologias como se fossem reais. Tenho que ser verdadeiro comigo mesmo, eu não posso pregar o que não acredito mais. Eu sei que foi um choque, mas sempre me criticaram por tudo, essa é mais uma...

      Excluir
    2. olha amigo,sei que nada tenho a ver com isso,mas se vc diz que ainda tem FÉ,nao viste nem a metade da verdade da nossa existencia, ter fé é caracteristica de gente inocente,que nao que enxergar a realidade, podes ter ESPERANÇA que tenhamos um potencial existencial apos a morte,mas fe no que vc tem?????? Vc vai acabar voltando atras pois me parece inocente ao so perceber agora o tanto de erros contidos na historia de jesus. Vc vai ser so mais um que vai ter filhos com sua namorada para nao se sentir sozinho e achar que fez algo de bom nessa vida!!!!!!!!!!!!!Repense coloque conteudos sobre diversas outras coisas,pois desmentir a farsa jesus ja tem muita gente que fez e faz.

      Excluir
    3. Não amigo, pouca gente deu a cara pra bater como eu. Coloquei um blog no ar dizendo que jeová era um falso deus. E agora mudei a visão, tem que ter coragem pra isso. Pouca gente esta dedicada a desmistificar o marketing que fizeram em cima de jesus,,, O que mais tem é sites e blogs de crentelhos....

      Não preciso colocar filho no mundo pra me sentir realizado, posso ter animais ou adotar uma criança. Mas hoje não sinto essa necessidade. Pra mim fazer algo de bom é ajudar quantos puder...

      Excluir
  9. Se vc ainda tem fé seja la no que for,só mostra que vc e inocente!!! Inoccente de só ter visto agora que jesus é uma mentira,e inocente de ainda ter fé em alguma coisa,vc vai acabar como o resto das pessoas que poe filhos no mundo para se sentir importante!!!

    ResponderExcluir
  10. Não sei se vai fazer diferença...

    Eu defendia voce... acho que ate afastei um amigo por causa disso...

    mesmo sem conhecer a mais tempo, e mesmo sem ter visto alem dos posts todos os seus comentarios.. e sinceramente fico triste...

    mas veja, ... cristo não ocupa espaço... es livre... para acreditar e para desacreditar...

    Apenas lembre-se da estoria de joao e maria... por onde voce for.. por onde a ciencia e outras religiões levarem voce em suas conclusões... cientologia, ufologia, ocultismo, satanismo, luciferianismo, ateísmo, pelo menos deixe um rastro de pão... para voce mesmo...

    alias, Pão não porque passaros(aves do céu) tbm comem pão... só se for o Pão do Céu.

    deixe um rastro marque as arvores, ... para conseguir voltar... (falo isso no aspecto espiritual) a nossa liberdade tbm se manifesta quando dizemos não.






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jimi, não é porque não tenho religião que me tornei uma pessoa ruim... Nós temos mania de achar que aquele que fala de Jesus é bom, e não é bem assim.

      Excluir
  11. "...Não sei se vai fazer diferença...

    Mas eu defendia voce..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jimi, peço desculpas mas nunca minha intensão foi que vc perdesse amigos por causa do blog.

      Excluir
    2. Estou estarrecido! Na época que você batia o martelo , em afirmar que Jeová era um falso deus , você era mais inteligente e mais sábio, depois que você mudou a "suposta visão" Pois para mim é apenas mais um seguidor do professor rabino , outro metido a sabichão.. Pois mais que você mudou a visão percebe-se que até nos erros de português você está há muito a desejar, acredito que a criação humana foi realmente mal intencionado, e que há muitos mistérios por trás disso, Até porque não haveria ocultismo no mundo, cristãos mortos, inquisição e etc.. Daqui a pouco nem seu blog terá mais , pois para ti não vai fazer nenhum sentido aqui, Jeová conseguiu moldar seu coração para que as pessoas não venham ao conhecimento.. Eu gostava muito do seu blog dos seus estudo, aprendi contigo sobre Jeová.. É lamentável e decepcionante , Em você desafiar as pessoas dizendo: Se você acredita em deus pede para ele e Jesus aparecer para você, O fato de Deus ou Jesus ser desafiado é uma atitude diabólica ...Eu creio em Deus , não em um deus Bíblico e creio também em seu Filho.. http://www.respostasaoateismo.com/2012/04/60-respostas-que-farao-de-voce-um_18.html....... Em decorrer da minha vida tive experiência com Deus, Com o sobrenatural."Na época meu pai estava entrando na maçonaria , e a nossa casa era assombrado por um espírito que queria destruir minha família, A minha família , meus pais e mais seis irmãos, fora os parentes que vinha de longe hospedar na nossa casa presenciaram , tudo isso, e olha que não é fruto de nossa cabeça, Seja o que for o mundo sobrenatural existe.. Você é somente mais um de muitos, que não acreditam em nada.. Um abraço , que a paz de Cristo esteja contigo.. E se o mundo está no que está saiba que o mundo está no maligno , e se Cristo nada , é porque o reino dele é de Cima..E este mundo é do maligno..

      Excluir
    3. Não deixei de acreditar num criador ou mais de um. Acontece que não sabemos quem é. Ele nunca deu o ar da graça....O amigo é livre para seguir o que quiser, mas não me julgue por seguir minhas convicções.

      Excluir
  12. Não sou dono da verdade, mas eu entendo que o mundo em que vivemos é movido pela palavra, o Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo o criador do universo usou a palavra para criar o mundo e o universo, a medida que ele falava, tudo ia acontecendo através do seu poder. Nós somos limitados, mas em nossa palavra há poder também para transformar qualquer situação. Quantas vezes nós ao ouvirmos uma palavra, essa palavra causou mudança em nossa vida, a palavra tem poder de transformar uma vida, se a palavra for boa, e uma vez colocada em prática produzirá um bom resultado, mas se for uma palavra ruim, ou seja de maldição o resultado será catastrófico. O opositor que se chama satanás sabe muito bem disso e assim como ele usou a palavra para destruir muitas vidas, ele continua usando nos dias atuais para desviar as pessoas da fé e do verdadeiro caminho. Olha o que diz as escrituras em Mateus 16:22: E Pedro chamando-o a parte, começou a reprova-lo dizendo: tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. Jesus usou a palavra para relatar em poucas palavras o que ele teria que passar para que a salvação se consumasse, mas Pedro também usando a palavra, só que era satanás que estava por trás disso, e Jesus logo o repreendeu. Mas uma vez eu quero alertar os irmão, não sou dono da verdade, mas eu gostaria que os irmãos tomassem um pouco de cuidado, porque é a palavra que destrói a fé, a palavra que faz a pessoa cair ou permanecer de pé.

    ResponderExcluir
  13. Eu nao consigo entender Calebe...

    Considere... toda vez que voce tem que ir ate algum lugar buscar a Deus... automaticamente voce tira Deus de dentro de Voce...

    Voce nao olha para sua mao e diz EU MÃO... vc diz MINHA MÃO.. mas a mão não é sua... a Mão é voce... Busque a Deus dentro de voce...

    Compartlhamos a visão do A.T....sobre ser evangelho de anjo caido...
    E estou para dizer que até mesmo Antes de Abraão... as pessoas sabiam que Deus estava Dentro mas nao sabiam como afrola-lo...

    Se as leis nao tivesse sido dada a moisés e a segunda promessa nao tivessem sido dada para Abraão... Não haveria interrupção nesse entendimento. Abraão pregaria o evangelho e as pessoas creriam e seriam salvas... no entanto..

    Nos separaram de Cristo... nos fizeram buscar o exterior e não o interior...e alem disso aprisionou a alma do homem...

    Agora Cristo rasgou a cedula da condenação, e abriu caminho, garantindo que isso nao acontecesse no mundo espiritual novamente...

    E vc pode novamente crer que Deujs nao está em nenhum outro Lugar a nao ser dentro de voce...
    que quando seu ego diminue ele surge...

    O Cristo, cresce dentro da pessoa... somos pequenos Cristos,... o Cristo que esta em mim sauda o Cristo que esta em voce...

    O Seu espirito precisa ser gerado novamente com esse novo formato... então nao existe o seu espirito e o Espirto Santo.. devem ser o mesmo!!

    Porém.. voce precisa deixa-lo crescer... ou seja.. ter os mesmos moldes do Pai... ser igual... ter mesma forma...

    dessa forma... Quando cristo estiver formado em voce... havera familiarização, e quando Cristo te chamar... seja morrendo, ou quando ele voltar (nesse caso supondo que o arrebatamento é real) ... Estara pronto cara...

    Os "milagres" e o ar da graça ele vai dar.. a partir do momento... em que voce..
    o seu "Eu" diminuir... nao o EU que voce mostra para todo mundo... esses ai é bomzinho... rsrs.. pelo menos aparenta... mas é o "EU" que voce nao mostra para ninguém... é esse EU que voce tem que vencer... ou seja diminuir... esse EU...

    Niguém faz seguro sabendo o dia da Morte.


    abs

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  14. A ciências é apenas outra forma de "religião", é apenas mais uma realidade alternativa para os que se cansaram das religiões ! O senhor Sam Harris vindo dizer que os atentados de 11 de setembro foram por "motivação religiosa" ! Muito inocente ! Ou não, é claro ! Nosso mundo é como uma teia, se você se solta de um fio, acaba ficando preso em outro ou mais, pois as pessoas não tem a capacidade de ter a mente verdadeiramente aberta para avaliar e julgar a realidade, de serem humildes em reconhecer que nada sabem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão nunca seremos livres nesse mundo, ou seremos escravos do governo, de uma elite poderosa, ou até mesmo de nós mesmos, mas ser escravo de religião é sem dúvida nenhuma uma das piores prisões.

      Excluir
  15. Quero lhe falar dois fatos que aconteceram nos dias de hoje.
    1-Jhon Lenom apos da uma entrevista americana disse:O Cristianismo vai se acabar,vai desaparecer,eu não preciso discutir sobre isto.e disse que eles eram mais popular do que Jesus.depois disto recebeu 5 tiros de seu próprio fã.Tancredo Neves disse que se tivesse 500 votos de seu partido PDS nem Deus o tiraria da Presidência,os votos ele teve mais o trono foi tirado 1 dia antes de assumir.Eu poderia citar outros fatos para você que esta com esta filosofia sobre a existência de Jesus e sua personalidade como um Deus que vive e reina até os dias de hoje.se ele não existe para você como então usa a Bíblia para questionar uma coisa que não existe.mas vou deixar uma mensagem para vc.Apoc. 22:15.e mais assim como ele é amor é também fogo consumidor e de Deus naão se zomba ele não se deixa escarnecer.escarnecer. Gal 6:7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, todos essas histórias que vc contou são mentiras dos cristãos, não sei quem inventou essas baboseiras, mas tudo é invenção de crente doente querendo usar nome de famoso pra ganhar fama, acorda né.

      Faltou vc contar a historinha da adolescente que foi pra balada com os amigos, a mãe disse vai com deus, e ela respondeu pra deus ir no porta mala. No porta mala tinha uma bandeja de ovos. Aconteceu um acidente, todo mundo morreu, o carro ficou ficou destruído, menos os ovos. Moral da história. Com deus não se brinca. Sabe porque vcs acreditam nisso? Porque o deus que vcs servem dá mais valor numa bandeja com ovos, do que me pessoas. Esse deus que vcs creem preferiu proteger os ovos do que pessoas. Isso é patético e ridículo. Quando vcs crentes vão parar de inventar histórias inúteis como essa? Essas histórias além de nunca terem existido, não servem pra nada.

      Faltou também a do Cazuza que num show fumou um cigarro e ofereceu um trago pra deus. Segundo a pessoa que inventou isso, o artista teria morrido do dia seguinte. Tudo mentira, Cazuza morreu de Aids e não por causa do cigarro, muito menos porque "ofereceu um trago a deus". Tem tanta gente que blasfema e nada acontece. Me dá nojo desses crentes inventadores de histórias.

      Excluir
  16. Deus não pode proteger quem não quer sua proteção (palavra).
    A melhor forma de proteger alguem é ensinar a verdade e avisar de perigos... Todo o pai faz isso!!! Dá sua PALAVRA a seus filhos e não fica todo o tempo com os filhos no colo.
    Assim estaremos protegidos se ESCUTARMOS e fizermos o que nosso Pai diz, caso contrario só colhemos o que semeamos.
    Proverbios 1:30-33

    ResponderExcluir

Sobre Comentários: O que pode? Concordar, discordar, opiniões contra e a favor, compartilhar sites, links, vídeos, estudos científicos, religiosos e etc. O que não pode? Palavões, baixarias, ofensas de cunho pessoal e piadas.