quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

E SE OS NEANDERTAIS AINDA ESTIVESSEM VIVOS?

Você poderia ter um escravo. Ou então lutar pelos direitos dessa espécie menos inteligente - mas brutalmente mais forte. Eles teriam evoluído junto conosco, mesmo que à sua maneira. Os neandertais eram mais sofisticados do que aquela imagem do uga-buga. Recentes descobertas da paleontologia mostraram que eles eram organizados socialmente, viviam e caçavam em grupo, tinham rituais como enterro de mortos, pensavam abstratamente e tinham um sistema de fala parecido com o nosso. Mesmo assim, se eles ainda existissem, é provável que sofressem com preconceito. 

"Baseado na forma como os humanos se comportam uns com os outros, eu imagino que seria uma variável: em alguns lugares haveria coexistência, em outros, tensão", diz Steven Churchill, professor de Antropologia Evolucionária da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. "Eu creio que a estrutura das políticas raciais de hoje seria estendida aos neandertais."

Eles viveram aproximadamente entre 400 e 30 mil anos atrás, principalmente em regiões das atuais Inglaterra, Espanha e França. A principal teoria sobre sua extinção diz que os neandertais foram eliminados pelas mudanças climáticas da última era glacial. Mas há estudos que dizem que guerras com o Homo sapiens os extirparam do planeta. Houve uma época em que seis espécies de hominídeos habitaram a Terra: Homo sapiens (nós), Homo neanderthalensis, Homo erectus, Homo floresiensis, Homo heidelbergensis e o ainda pouco conhecido hominídeo de Denisova. 

Alguns fósseis de neandertais têm ferimentos de armas que somente os sapiens dominavam, ou seja, os encontros entre as espécies nem sempre foram pacíficos. Se eles ainda existissem, é provável que sofressem com o preconceito. Mas também se relacionariam conosco (o que aconteceu de fato). Isso indica como seria a convivência entre as espécies hoje.


Occupy Sapiens Street

Lutas pelos direitos de minorias se estenderiam aos neandertais


ATLETAS SUPERFORTES
Com 50% mais músculos do que nós, neandertais seriam preferidos para trabalhos braçais e seriam imbatíveis em esportes em que força é essencial, do arremesso de peso às lutas marciais. No atletismo, porém, perderiam, pois eles não corriam e pulavam com a mesma facilidade que o Homo sapiens.

HOMO HIBRIDUS
O sexo entre sapiens e neandertais geraria híbridos entre as espécies. Aliás, eles realmente transaram. E a mistura está aqui. A não ser que seja 100% africano (os sapiens surgiram na África), você tem até 6% de DNA neandertal. Esses traços da outra espécie são mais comuns em pessoas da Europa e da Ásia. Ou seja, quase todo mundo é híbrido.

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
O norte da África e o sul da Europa seriam focos de conflito, por marcarem antigas áreas fronteiriças entre as espécies. Países de maioria sapiens teriam escravos neandertais ao longo da história. Já nações mais ricas e liberais receberiam imigrantes e lutariam pelo fim da escravidão, com o objetivo de se beneficiar economicamente com a integração.

SUPREMACIA SAPIENS
Proporcionalmente, o cérebro dos sapiens é maior. E isso representaria uma vantagem. Nós seríamos os primeiros a saber como manipular a pólvora. Nosso pedaço do planeta seria mais desenvolvido. Eles viveriam em maior contato com a natureza e seriam mais atrasados tecnologicamente, estando sempre um passo atrás dos sapiens.

NOVA ORDEM MUNDIAL
Toda a história e a geopolítica seriam diferentes. O mundo não seria dividido em Ocidente e Oriente, mas em hemisfério sapiens e hemisfério neandertal, que seria menor e mais pobre, ocupando justamente a região historicamente mais rica e poderosa do mundo: a Europa, onde eles viviam antes de se extinguirem.

15 comentários:

  1. Para o Autor desse Blog vc poderia dizer o que Jesus quis dizer com afasta de mim esse cálice(o que significa)?

    ResponderExcluir
  2. Olá eu tenho dúvidas,eu nunca falei sobre esse blog pro meu pai,mas eu já disse e expliquei várias coisas da visão de blog,disse a ele que até jeová era um anjo,uma hora ele fala que tem fundamento,outra ele fala que há controvérsias,nem sei por onde começar pra dar um exemplo,pois quando eu disse que não era culpa de um ímpio nascer(ou dizendo assim todo ímpio é mau porque quer?) mau porque jeová forma o homem desde o ventre,dando uma explicação que se jeová formou o adão pra pecar,formaria também outros homens pra isso,aí ele veio com outra pergunta:mas quem pode dar a vida não é deus?(ou dizendo assim quem deu a vida pra adão não foi o criador/pai? ou quem pode dar a vida não é só ele?),aí expliquei que ele foi feito alma vivente ou seja como um animal,mas acho que até antes disso ele fez uma outra pergunta:mas o homem também não é espírito que veio de deus? só dei exmplos agora ,porque meu pai contraria minhas explicações e faz outras perguntas até me desgasta,eu dei tantas explicações pra ele,mas parece que não adianta,uma hora ele diz que tem fundamento outra hora ele discorda.

    ResponderExcluir
  3. Disse ele que tanto no antigo testamento quanto no novo que diz na bíblia que toda escritura é divinamente inspirada,meu pai chegou até a me dizer:ou vc acredita em toda bíblia como um todo ou vc não acredita em nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma falácia. Se chama "falso dilema". Basicamente a pessoa que defende esse pensamento diz que você só pode escolher entre A ou B. As pessoas tem uma grande mania de fazerem isso hoje em dia. Ou é 8 ou 80. Será que já passou pela cabeça delas que existe uma outra alternativa?
      Esse raciocínio possui muitas falhas lógicas e é facilmente refutado.

      Excluir
    2. "falso dilema" "facilmente refutado".
      Não me parece, Jesus disse que só havia DOIS caminhos.
      Mateus 7:13,14 - Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
      Mateus 7:21 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
      A bíblia nunca fala em VÁRIAS opções, fala em DUAS opções.
      Ou somos escravos do pecado ou somos escravos de Deus?
      Romanos 6:16 - Pois vocês sabem muito bem que, quando se entregam a alguma pessoa para serem escravos dela, são, de fato, escravos dessa pessoa a quem vocês obedecem. Assim sendo, vocês podem ((obedecer)) ao pecado, que produz a morte, ou podem ((obedecer)) a Deus e ser aceitos por ele.

      Não é 8 ou 80? Então, qual é a outra opção que temos?

      Excluir
  4. Sinceramente eu queria saber o que eu faço numa situação dessas,daquela que eu falei do meu pai,não precisa aprovar o comentario,mas acho que preciso de um esclarecimento ou sei lá qualquer coisa

    ResponderExcluir
  5. Oi queria fazer uma pergunta acerca do livro de jeremias,quando jeremias acusa jeová de ter iludido o israel:Ah jeová verdadeiramente trouxeste grande ilusão a esse povo e a jerusalem dizendo:tereis paz;pois a espada penetra-lhe até a alma. Jeremias 4:10

    Mas a pergunta é quando jeová disse que teria paz? e em que tempo ele prometeu isso?

    ResponderExcluir
  6. Jesus, o filho e representante eleito de Deus, veio a este mundo para nos mostrar quem é Deus e quem é o Diabo. Adão e Eva não sabiam distinguir quem era quem e no seu pecado original começaram a seguiir o Diabo. Jesus mostrou e falou que o Diabo tem poder, que o Diabo tem seus anjos, que o Diabo conhece a Deus, que o Diabo é homicida e falso, que o Diabo adora tesouros, poder e opressão, que o Diabo adora fumaça, holocaustos e temor dele. O Diabo fala da lei de Deus, mas, distorce e deturpa o significado desta lei (para justificar a sua prática maligna). Com tantas evidências, como podemos continuar a servir a dois senhores?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus sempre esteve aberto ao diálogo, inclusive com os maus. Na hora de ser entregue ele disse que "agora é a vez do mau". Para o verdadeiro Deus até o Diabo tem vez!

      Excluir
  7. O texto diz que temos 6% de DNA da outra espécie. Bem, se houve cruzamentos entre neandertais e humanos e surgiram híbridos que continham DNA das duas espécies e que eram férteis e podiam gerar descendentes então tem algo errado. Espécies distintas não gerem descendentes, e quando geram não são férteis. A linhagem para ali. Se por um acaso o cruzamento entre humanos e neandertais gerou descendentes férteis, o que fez com tivesse-mos 6% de DNA neandertal, então uma dessas quatro coisas estão erradas: O conceito de espécie mais bem aceito, definido por Linneo, o qual a classificação dos seres vivos está embasada; A informação a qual o texto cita, que não diz se foi de uma pesquisa, qual pesquisador, uma publicação, nada; ou o que esta errado é a interpretação da pessoa que publicou no blog, porque compartilhar informações genéticas entre especies é normal, ainda mais especies que fazem parte de uma mesmo grupo, como primatas, repteis, herpetos, aves, bactérias, só para citar alguns exemplos. Ter semelhança entre genes é normal entre grupos de seres vivos, quanto mais proximos na classificação, mais genes compartilhados. Temos 98% de semelhança com macacos(é só jogar no google e conferir), no entanto não somos hibridos de macacos e homem. Pelo contrario, somos o auge da CRIAÇÃO.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, deu para ver que você não entende muita coisa de biologia. Da uma pesquisada sobre classificação de seres vivos. O fato dos neandertais serem humanos, significa que são do gênero homo. Porém são da espécie Homo neandertalensis(deveria ser escrito em itálico, como manda a classificação binominal, mas a caixa de texto não permite), enquanto nós somos da espécie Homo sapiens. Vou repetir o que disse lá em cima: Somos de espécies diferentes. Não poderia nascer descendentes férteis, ou então alguma das três coisas que mencionei estão erradas. Vou dar o famoso exemplo do jumento e da égua. Assim como o homem e o neandertal, que são classificados no mesmo gênero, porém de especie diferente, o jumento e a égua são do mesmo gênero, Equus. Mas são de especies diferentes. O jumento é da especie Equus asinus e a égua Equus caballus. Seu cruzamento gera um descendente, o burro quando é masculino e a mula quando é feminino. Porém estes dois híbridos são estereis. E para finalizar, você disse: "Os neandertais são humanos como não gerariam espécies férteis?" Esta errado até isso, porque quando se fala de individuo não se diz espécie e sim espécime. Espécie é um grupo de indivíduos intercruzantes, capaz de gerar descendentes férteis. Espécime é um individuo de uma espécie. Fica a dica só para não falar coisas erradas na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, agora saquei. Você é adepto de algum pensamento alternativo a respeito destas questões religiosas/espirituais/teológicas/cientificas. Eu não tinha dado uma olhada melhor em seu blog. Se tivesse talvez nem tinha comentado. Mas me diga, em que você está embasado. Eu citei Linneo, classificação dos seres vivos, sistema binominal, todos pilares de muitas áreas do conhecimento. No entanto sou Cristão, também busco a bíblia em especial o novo testamento. E você, baseado em que afirma tais coisas. Me ajude a não pensar que você é mais um excêntrico, querendo se aparecer.

      Excluir
    2. Percebi que você tirou as informações do texto sobre neandertais da superinteressante. As minhas eu tirei da nature, sciense. A diferença é grande. Dei uma olhada no seu blog, não concordo com a maioria do que esta ali. Mas lutaria para que mesmo assim possa expressar o que quiser. São apenas pensamentos né, que você tenta difundir, não tem nada que passou pelo crivo de uma metodologia, são apenas conjecturas. Mas tudo bem, até nunca mais.

      Excluir
    3. 2 Pedro 1:20,21
      “Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de (interpretação pessoal), pois JAMAIS a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus…”

      “Porventura, não pertencem a Deus as interpretações? – Gên. 40:8

      A menos que quem inspirou as profecias bíblicas lhe dê entendimento, você, por SEU entendimento NUNCA as vai conseguir interpretar.

      E Jeová, só lhe vai dar entendimento para você as interpretar, se você lhe pedir.

      O orgulho leva a pessoa à destruição,... - Pro. 16:18

      Excluir
  9. Isso me deu uma ideia de como seria um mundo entre duas especias humanois e acho que eu iria viver com os neardentais.

    ResponderExcluir

Sobre Comentários: O que pode? Concordar, discordar, opiniões contra e a favor, compartilhar sites, links, vídeos, estudos científicos, religiosos e etc. O que não pode? Palavões, baixarias, ofensas de cunho pessoal e piadas.