terça-feira, 5 de junho de 2012

MULHER OBJETO

Identificando mais problemas na bíblia...

A lei de Jeová reduzia a mulher a objeto de uso, qualquer coisa era mais valioso que a mulher, até um boi tinha mais valor. O dono do objeto era o pai ou marido que fazia da mulher o que quisesse. Uma mulher amava o esposo, mas este achando na mulher algo feio mandava embora com carta de repúdio; Dt 24:1-4. A pergunta é: Quem deu permissão pro homem mandar a mulher embora se achasse nela defeito físico? A Lei.

A coisa feia não era sexo, pois a moça tinha de casar virgem sob pena de apedrejamento; Dt 22:13-21. Coisa feia aqui é defeito físico. A mulher no velho concerto diante dos olhos de Jeová, não tinha nem vontade própria. Era objeto sexual e escrava do homem e essa é uma cultura que até hoje permanece em Israel. Se fizesse, por exemplo, voto a Jeová, e o pai proibisse o voto não tinha valor. A casada também tinha de ter o voto aprovado pelo marido, ou perdia o valor, isto é, a mulher não era livre, pois o voto não poderia ser feito por ela ao deus Jeová; Nm 30:1-16.

Como a mulher era objeto, um pai, usava a filha como prêmio pela valentia de um homem. Quando Calebe conquistou a terra dos Anaquins, lançou um desafio aos soldados dizendo: Quem ferir a Quiriate-Séfer, e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher. Calebe não perguntou a Acsa se ela queria se casar com tal homem ou se tinha alguma simpatia. Tinha de aceitar a determinação do pai e acabou, ainda que o vencedor fosse um monstro. Otniel feriu Quiriate-Séfer e ganhou Acsa por mulher. 

O camarada podia ser um lixo, não interessa, a ultima palavra era do pai, assim determinou a lei; Js 15:13-17. A mulher tinha tão pouco valor pra Jeová, que Amnom, inflamado de desejos por sua irmã Tamar, a estuprou, e Amnom, depois do estupro, sentiu tanto nojo que a enxotou; II Sm 13:1-17. Davi soube do estupro e passou por cima, não fez absolutamente nada. 

Uma lata de lixo era mais valorizado do as mulheres no velho testamento. Um levita e sua esposa que passava pela terra de benjamim e sendo já tarde, sentaram-se na praça. Um velho vendo-os os convidou a passar a noite em sua casa. Um bando de benjamitas, cercaram a casa e exigiram que o velho lhes entregasse o levita para abusarem dele. O velho disse: Eis aqui minha filha virgem e a concubina do levita. Fazei delas o que quiserdes. A concubina do levita foi abusada toda a noite e morreu pela manhã.

Jacó trabalhou 7 anos por Raquel. Na noite de núpcias, percebeu que se deitara com Léia, e não com Raquel. Labão lhe disse: Na nossa terra não casa a menor antes da primogênita. Eu te darei Raquel e leia por 14 anos de trabalho. Léia foi moeda de pagamento, e se casou sem amar; Gn 29:18-27. 

Quando Ló hospedou dois anjos em sua casa, e os sodomitas quiseram fazer sexo com Jeová e mais dois deuses, Ló lhes disse: Eis aqui minhas duas filhas virgens; fora vo-las trarei, e fareis delas o que quiserdes, mas nada façais aos meus hóspedes; Gn 19:1-8. Mulher era usada para negócio ou como arma de proteção. Ló, para proteger Jeová, entregou as filhas para serem estupradas!

Salomão teve 1.00 mulheres, isto é, mulheres para o deleite sexual; I Rs 11:3. Jeová permitia. Davi teve 17 mulheres e Jeová de igual modo consentia. Abraão para se proteger entregou Sara a Faraó como amante; Gn 12:11-16. Todo tipo de violência era imposto às mulheres. A mulher era desprezada, humilhada, pisada e violentada, isso era geral naquela época.

Resumo
Realmente essa cultura de inferiorização da mulher é presente até hoje, é uma triste realidade não só na cultura judaica, mas em outras pelo mundo afora.

6 comentários:

  1. Eu so dono de blog pinguimdocerrado.blogspot.com e to repassando uma grande dica que me deram a 2 meses atras. Eu comecei a divulgar meu blog no site flowit.com.br e não me arrependo, é super simplers, grátis e só depende de você para seu blog ganhar acessos. Divulga la tbm! flowit.com.br

    ResponderExcluir
  2. "Disse-lhes ele [Jesus]: Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio." Mateus 19:8. E assim também foi com várias outras coisas. (nem Jesus, nem Jeová, nem Moisés concordavam com isso, mas escravos não aprendem a viver em sociedade da noite pra o dia e Deus respeitou isso dando-lhes tempo .
    Creio ser interessante estudar um pouco mais se é do seu interesse. Nesse texto (sobre divórcio por exemplo e tantas outras práticas) está claro que era uma prática comum entre o povo e que Deus, através do seu sacerdote Moisés, permitiu que continuassem acontecendo até que Ele ensinasse a eles como deveriam viver seus servos! João 16:12. roni-melo@live.com
    Querer dissociar Jesus Cristo de Seu Pai é contradizer aquilo que Ele mesmo disse: "Eu e o Pai somos um." João 10:30

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite

      "se Jeová tem poder e sabedoria porque não ensinou o povo a amar e respeitar as mulheres, teve que vir Jesus pra ensinar?

      Porque por mais que fale-mos, muitas vezes as pessoas não escutam nossas PALAVRAS. Elas seguem mais rápido o exemplo quando (vêem) (alguém agir).

      Por mais que Jeová ensina-se com palavras, o povo não lhe obedecia e não seguia suas orientações.
      Jesus, o filho de Jeová, veio (mostrar-nos) como seu Pai quer que nós nos comportemos. Ele é o exemplo perfeito de como nós humanos, devemos amar a Deus e o próximo. - Mateus 22:37-39

      "Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz." - João 13:15

      Cumprimentos
      Sandra

      Excluir
    2. Olá Calebe.

      Ainda que não me escute, vou falar.

      "Jeová endurecia os corações"

      Se eu disser: "Aquela pessoa ENFURECE-ME" ou "Aquela pessoa ATRAI-ME."
      Será que ela usa algum poder para fazer isso? Claro que não Calebe.
      É o meu coração... que vê nessa pessoa qualidades que me atraem ou me repelem.
      Por isso Jesus disse: "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o ATRAIR;..." - João 6:44

      Sabe porque Jeová me atrai?
      Ele atrai-me da mesma forma que endurece o coração de muitos.
      Por exemplo o coração dos Egípcios. "O faraó respondeu: "Quem é o Senhor (Jeová), para que eu lhe OBEDEÇA e deixe Israel sair? Não CONHEÇO o Senhor (Jeová) e não deixarei Israel sair".

      "O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda." - Provérbios 16:18.

      Sandra

      Excluir
    3. E demorou 5000 anos desde a escrita desses livros, e até hoje as mulheres são desprezadas e subjugadas.
      A muito pouco tempo a mulher consegue apenas gritar contra todos esses abusos.
      Eu fico admirado em ver uma mulher entrando em uma igreja, seja ela qual for...se submetendo a regras de homens...

      Ricardo

      Excluir
    4. Olá Ricardo.
      As regras que todos devíamos seguir não são as de homens, são as de Deus.
      O problema é mesmo esse, tanto homens como mulheres fazem suas próprias regras e não OUVEM o que Deus diz.

      Sandra

      Excluir

Sobre Comentários: O que pode? Concordar, discordar, opiniões contra e a favor, compartilhar sites, links, vídeos, estudos científicos, religiosos e etc. O que não pode? Palavões, baixarias, ofensas de cunho pessoal e piadas.