domingo, 22 de abril de 2012

A VERDADE SOBRE O DÍZIMO

Dízimo: Décima parte de alimentos no contexto da bíblia
Dízima: Décima parte dos rendimentos = $$$

A lei de Jeová diz: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes; Ml 3:10. Sabemos que a lei só valia para Israel, logo o dízimo era um mandamento para judeus e não para os outros povos. Jeová determinou o dízimo para que houvesse suprimento para os levitas que trabalhavam nas tendas da congregação. E o que os israelitas traziam era 10% dos alimentos. Se Jeová quisesse que trouxesse dinheiro, teria dado a ordem para trazer dinheiro, e não alimentos. Na época já existia dinheiro; GN 23:16/17:23/ Dt 14:25.

Segundo Paulo o fim da lei é Cristo, seria o fim de uma religião e o inicio de outra; Rm 10:4. Jeová disse em Ageu 2:8: Minha é a prata, meu é o ouro diz o Senhor dos exércitos. Vamos conferir um dom do deus Jeová, o texto diz: E a todo o homem, a quem "Deus" deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de “Deus”; Ecl 5:19. Sabe porque existe pobre? Porque Jeová só enriquece quem ele quer. Mas como tudo o que Jeová coloca o dedo apodrece, veja o acontece com os homens a quem Jeová confere riquezas: Um homem a quem "deus" deu riquezas, bens e honra, e nada lhe falta de tudo quanto a sua alma deseja, e deus não lhe dá poder para daí comer, antes o estranho lho come; também isto é vaidade e má enfermidade; Ecl 6:2. E a pobreza vem de onde? Pobreza também vem do Senhor dos exércitos, os textos são claros, Jeová dá a quem ele quer; Pv 22:2/Dt 15:11.

Onde é a Casa do Tesouro?
A casa do tesouro era em Jerusalém, era o templo de Salomão que foi destruída; II Cr 7:11-16. Jeová escolheu um lugar para estar a sua glória perpetuamente, mas o templo de Salomão foi derribado, ou seja, a glória de Jeová foi pro lixo. Casa do tesouro não é igreja, mas é casa de sacrifício de animais, e rituais da lei do antigo concerto. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos exércitos; Ml 3:11. 

Assim como o dizimo não é dinheiro, o devorador não é o Diabo, é uma espécie de gafanhoto. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. A lei de Jeová diz que dízimos são alimentos, ninguém pode mudar um i ou til da lei; MT 5:18. A lei não pode ser mudada, dízimo é alimento, então é alimento; Dt 14:22. 

Dízimos Antes da Lei
O dízimo antes da lei começou a ser praticado por Abraão. Abraão deu o dízimo dos despojos da guerra ao rei Melquisedeque, Abraão deu dízimo de sangue; Gn 14:18-20. Jacó fez um voto a Jeová, prometendo dizimar tudo quanto ganhasse se em sua jornada fosse por ele protegido e abençoado; Gn 28.20-22. Esses dízimos foram voluntários, ou seja, sem lei. Jacó só iria dizimar se fosse abençoado. Jericó foi destruída e a prata, o ouro, os vasos de metal deveriam ser trazidos a Jeová, pois deveriam ser depositados no seu tesouro particular. Js 6:19/6:24 / I Reis 7:51/15:18.

Resumo
A lei e o dízimo continuam lá pros judeus. No Brasil também continua mas na forma de dinheiro. É impressionante como uma fabula inventada pelos judeus fosse aderir tantos seguidores. Mas tem os que seguem Paulo que disse que o fim da lei é Cristo. Não seja roubado pelas igrejas. 

7 comentários:

  1. Quero saber... O que significa: dai a césar o que é de césar, e a DEUS O QUE É DE DEUS?

    ...AQUELA VIÚVA DEU "NO TEMPLO" TUDO O QUE TINHA E POR ISSO ADQUIRIU UM TESOURO NO CÉU...
    Posso obter resposta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por responder.
      O ESCLARECIMENTO QUE PRECISO NÃO É DEFINIDO PELA PALAVRA DÍZIMO. COPIEI SUA RESPOSTA ENTRE ASPAS, PORQUE CONCORDO.
      "QUANDO JESUS DECLARA DAI A DEUS O QUE É DE DEUS, JESUS NÃO FALOU DÍZIMO, NEM DEU A ENTENDER QUE ERA OS ESTABELECIDOS NA LEI DE JEOVÁ."
      A VIÚVA DEU 'TUDO' O QUE POSSUÍA E PRA PIORAR, NO TEMPLO DE JEOVÁ, OBTENDO UMA PROMESSA DAQUELE QUE VEIO COMBATER O JEOVÁ DO TEMPLO. QUERO COMPREENDER A ATITUDE DELE NESSE CASO, POIS QUANDO FALA DO PERDÃO EM OUTRAS OCASIÕES, FALA TAMBÉM DA OFERTA E DO TEMPLO, ONDE PREGAVA, INCLUSIVE... SE, POR FAVOR, PUDER RESPONDER, AGRADEÇO.

      Excluir
    2. esta escrito "AO TEU ADORARÁS," a colocacao de Jesus esta correta amigo, pois ele apenas citou um trecho q estava escrito se ele tivesse dito ao meu Deus adorarás ele não estaria citando as escrituras do jeito que foram escritas, ele estaria modificando o que foi escrito, como ele citou é natural que ele cite do jeito q foi escrito. O DIZIMO NÃO EXISTE MAIS OK ESTÁ CERTO
      E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído de Abraão. Hb 7:5

      E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos. Hebreus 7:8-9

      Se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. Hebreus 7:8-13

      Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! (pois que dizimais a hortelã), fariseu e escriba eram judeus, tinham que dar o dizimo, e aquela época era a dispensarão da lei o e não da graça, aquele povo estava sobre os mantos da lei Mt 23:23

      Excluir
  2. Quem é o Deus que fez o homem e mulher, Jesus disse:

    E aconteceu que, concluindo Jesus estes discursos, saiu da Galiléia, e dirigiu-se aos confins da Judéia, além do Jordão;

    E seguiram-no grandes multidões, e curou-as ali.

    Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?

    Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,

    E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?

    Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

    JESUS ESTÁ EM PLENO ACORDO COM O CRIADOR DO HOMEM E MULHER, SERÁ PORQUE? RSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc esta generalizando e ja mudou o foco do verso, estou falando acerca deste verso, o verso q vc se refere é outra passagem e nada tem a ver com essa, lembre se as vezes é o pai as vezes nao, as vezes é o pai, o pai nao muda mas ele nao é obrigado a agir da mesma forma diante de circunstancias, tempos e propositos diferentes. Presta atenção

      Excluir
  3. René Kivitz explica muito bem a relação dízimo e dinheiro nesses dois videos.
    https://www.youtube.com/watch?v=51cBmSu9Yb4
    https://www.youtube.com/watch?v=rWUPyVDY3Ic

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você, mas ele faz entender que o dizimo não é nada e sim ser generoso para com o próximo e não dando exclusividade a uma denominação.
    René Kivitiz não tem essa visão de deus sem misericórdia VT, e de Deus Pai misericordioso NT, mas passa um conhecimento que se aproxima a isso.
    Nesse vídeo ele explica ainda melhor:
    https://www.youtube.com/watch?v=r_IYHJXf7Vs

    ResponderExcluir

Sobre Comentários: O que pode? Concordar, discordar, opiniões contra e a favor, compartilhar sites, links, vídeos, estudos científicos, religiosos e etc. O que não pode? Palavões, baixarias, ofensas de cunho pessoal e piadas.