terça-feira, 17 de abril de 2012

DEUS SE ARREPENDE?

O que significa se arrepender? O dicionário responde: Lamentar ou ter pena por alguma coisa feita ou dita, não feita ou não dita, mudar de intenção ou de ideia, desdizer-se, sentimento de pesar (humano), movimento da alma humana. Se arrepender é assumir que errou. 

Jeová jurou a Abraão abençoar e multiplicar o povo de Israel. O povo pecou e Jeová,  irado, decidiu matar e mudar a promessa para a descendência de Moisés. Mas Moisés, interferiu nos novos planos de Jeová, exigindo, que Jeová se arrependesse de tão grande mal. Jeová então se arrependeu e voltou atrás, persuadido por um homem; Ex 32:1-14. Jeová se arrependia tanto que declarou: Estou cansado de me arrepender; Jr 15:6. 

Jeová confessa que pratica o mal e depois se arrepende. Jeová pediu permissão pra Moisés pra destruir o povo: “Deixa vai Moisés que não me aguento de tanto ódio”. Jeová escolheu Saul para ser rei. Jeová disse: Amanhã a estas horas te enviarei um homem da terra de benjamim, o qual ungirás por capitão sobre o meu povo Israel. e Samuel enviou Saul a um rancho de profetas, e lá o espírito de Jeová se apoderou de Saul, e profetizou; I Sm 10:10 / 9:16. 

Saul desobedeceu, Jeová então se arrependeu de haver posto Saul como rei sobre Israel. Rejeitou Saul como rei, e colocou Davi no seu lugar, tirou “seu bom” espírito, colocou um espírito maligno; I Sm 15:14/ 16:3-15. Jeová é um deus que se arrepende do que fez, ou seja, não é onisciente nem onipresente, pois se fosse, saberia o futuro. Jeová também tirou a vocação, e o dom do espírito que estava sobre Saul, e assim os dons e a vocação de Jeová são com arrependimento, contrariando; Rm 11:29, que diz que os dons de Deus são sem arrependimento. Jeová escolheu Salomão desde o ventre; II Sm 12:24. Jeová profetizou o seu nascimento; II Sm 7:12-14. Jeová é o deus que muda conforme o andar da carruagem, por isso se arrepende.

Em I Sm 15:29; Jeová diz que não é homem para que se arrependa. Em I Sm 15:35 diz que se arrependeu de ter posto Saul como rei. Assim não dá, o autor do livro de Samuel não decide. Em II Sm 24:15-16 Jeová confessa que, quando uma nação não obedece a sua palavra, fica imaginando e forjando males. Se a nação obedecer, ele se arrepende do mal que pensava em fazer; Jr 18:7-10. Jeová fez o mal a Israel e depois confessou dizendo: Estou arrependido do mal que vos tenho feito; Jr 42:10. Jeová salvou seu povo do Egito, depois se arrependeu de os ter salvo e os matou; Nm 14:28-30. 

Não tem condição um deus que muda conforme a mudança dos homens. Jeová disse: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito; Gn 6:7. Então se arrependeu Jeová de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração; Gn 6:6. Pesar de coração é movimento da alma humana, seria Jeová perfeito? Boa pergunta. E se lembrou da sua aliança, e se arrependeu segundo a multidão das suas misericórdias; Sl 106:45. Multidões de misericórdias Jeová não têm, Davi se enganou completamente, e outra Jeová se lembrou, por quê? Porque havia se esquecido? 

Jeová se ira todos os dias; Sl 7:11. Não não é rico em misericórdia coisa nenhuma, é nítido Davi não sabia que Jeová é anjo. E Jeová viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Jeová se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez; Jn 3:10.

A teologia diz: O arrependimento de Deus é diferente. Vejamos: seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna; Mt 5:37. Como Jeová falava uma coisa e fazia outra e se arrependia, Jeová é maligno. "Deus" não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria; Nm 23:19 / I Sm 15:29. Paulo disse: Porque os dons e a vocação de deus são sem arrependimento; Rm 11:29. 

Resumo
A narrativa dos autores dos livros do velho testamento são uma piada. Querem levantar um deus todo poderoso, mas lhe atribui falhas humanas. Se arrepende e ainda se cansa, não tem cabimento. Paulo discordava pois o seu deus não tinha arrependimentos, como o deus dos judeus. Quem é a Magdalena arrependida? São os autores dessa novela de vai e vem. A bíblia além de ser um livro mitológico é cheio de contradições. Não se iluda Mateus a Paulo não ficam atras em contradições e mentiras. 

Um comentário:

Sobre Comentários: O que pode? Concordar, discordar, opiniões contra e a favor, compartilhar sites, links, vídeos, estudos científicos, religiosos e etc. O que não pode? Palavões, baixarias, ofensas de cunho pessoal e piadas.