terça-feira, 17 de abril de 2012

CANIBALISMO NA BÍBLIA

Como e quando surgiu esse hábito animal e tenebroso do canibalismo na história dos homens? Há milhares de anos atrás, quando o povo de Israel era cativo no Egito. Segundo a mitologia judaica, Jeová enviou Moisés para libertar Israel e Jeová conferiu a Moisés poderes sobrenaturais, dizendo-lhe: “Eu te tenho posto por deus sobre o Egito”; Ex 7:1. Jeová, derramou muitas pragas através de Moisés e com a última praga, a morte dos primogênitos (milhares de crianças), Faraó deixou o povo sair, mas quem endurecia o coração de faraó era Jeová, para se fazer conhecido através de pragas e mortandades.

Moisés subiu ao monte para receber os 10 mandamentos da parte de Jeová. Jeová, no livro da Lei, impôs condições: Poucas bênçãos para quem fosse fiel, guardando os mandamentos, e GRANDES maldições para o povo, se não permanecesse fiel; DT 28:1-14 / 15-68. Uma das maldições era a prática do canibalismo. O texto diz: “Comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, que te der Jeová, teu deus, na angústia e no aperto com que os teus inimigos te apertarão, se não tiveres o cuidado de guardar todas as palavras desta lei, escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e terrível, Jeová teu deus”; DT 28:53-58.

A primeira vez que Jeová obrigou o povo de Israel a prática do canibalismo, foi em Samaria. A fome foi tanta, que os filhos eram o único alimento, mas a fome vinha do próprio Jeová e muita gente não entende isso; II Re 6:24-33. Quando Nabucodonosor, servo de Jeová, levou o reino de Judá para o cativeiro na babilônia, pela 2ª vez Jeová obrigou o povo de Israel à prática do canibalismo. O texto diz: Eu farei em ti o que nunca fiz, e o que jamais farei, por causa de todas as tuas abominações. Portanto, os pais comerão os filhos no meio de ti, e os filhos comerão os pais; Ez 5:9-10 / 15-17. Aqui existe divergências, pois o canibalismo já havia sido feito em Samaria. Farei o que nunca fiz? Mais um problema para a teologia resolver. 

A fome no cativeiro babilônico era tão insuportável, que Jeremias exclamou: “Vê, ó Jeová, a quem fizeste assim? Hão de as mulheres comer o fruto de si mesmas, as crianças que trazem nos braços?” Lm 2:20. E disse mais o profeta: “As mãos das mulheres piedosas coseram seus próprios filhos; serviram-lhe de alimento na destruição da filha do meu povo”; Lm 4:10. E isto tudo foi feito por Nabucodonosor, servo de Jeová; Jr 27:6 / 43:10. A pergunta é: De onde vinha a fome? "A fome vinha do Senhor". Jeová disse que ia fazer o povo praticar a canibalismo e fez; Ez 5:9-10. Eis que este mal vem do Senhor, que mais, pois, esperaria do Senhor? II Re 6:33. Essa passagem da bíblia é pouco pregada nas igrejas, pois eles não sabem resolver as divergências dos autores. Os textos são claros tudo veio do Senhor.

Resumo
Os autores dos textos atribuíam ao seus deus a fome que descadeou ao canibalismo. Se foi Jeová quem mandou a fome, Jeová é um deus mau e injusto no mínimo. Que triste história, mais uma pra coleção que belas historias bíblicas.  

8 comentários:

  1. E no livro de Daniel também é Jeová que dá as mensagens para Daniel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo irmão Calebe o conjunto de livros denominado Bíblia Sagrada, onde Jesus faz um alerta para o futuro, onde suas palavras verdadeiras(trigo) iam estar em meio as palavras acrescentadas( joio ), somente os que se esforçam com humildade não permaneceram em confusão, Deus Pai não é de confusão.

      Excluir
  2. muito esclarecedor esse ponto que se liga ao leão como que pois sua vez come suas crias afim de manter um domimio. muito obrigado meu irmao por pontos tao esclarecedores

    ResponderExcluir
  3. Gostei de lhe o texto, principalmente as citações bíblicas, todas dentro do contexto do assunto tratado.
    1.º As afirmações que Jeová diz que o povo irá praticar o canibalismo todas estão relacionadas diretamente com consequência do pecado.
    2.º O pecado é a separação de Jeová e isto implica em perda da sua proteção, tanto física como espiritual, todos os texto citatos são claros nisto Dt 28,II Reis 6, o povo só tornava canibalista caço, desobedecesse a Jeová e com isto perdiam sua proteção. Mas não encontro nenhum texto bíblico dizendo que se o povo obedecesse a Jeová, Ele daria seus próprios filhos como almoço e janta.
    3.º Vejo que a grande dificuldade é entender como um Pai de amor pode castigar um filho ama, mas a bíblia não esconde a vontade de Jeová mas revela o seu querer, tanto o amor quanto o juízo.

    ResponderExcluir
  4. Coisa absurda desse anônimo achar que existe algum proveito nesses horrores praticados por Jeová e o povo sofrido que o escolheu.
    Agora,podemos entender como foram enganados!
    Por meio do medo e da maldade desse falso deus,tão perverso quantos seus iguais deuses pagãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida e morte a ninguém pertence, apenas a ele, lembrando que o próprio filho dele teve que morrer,
      e no fim o proveito que há isso? Jeová permite coisas ruins sim, a nós servos, mas nunca nos deixa desamparados, os que confiam nele não serão confundidos, mas como diz a palavra, o salário do pecado é a morte.

      Excluir
  5. o cara leu as escrituras e entendeu tudo errado aquele povo sofreu tal barbárie por culpa deles mesmose vc esqueceu de sitar né que já haviam sido advertidos por várias veses assim como sodoma e Gomorra o pecado já incomodava o senhor Deus não o fez isso a eles apenas permitiu que acontecesse

    ResponderExcluir

Sobre Comentários: O que pode? Concordar, discordar, opiniões contra e a favor, compartilhar sites, links, vídeos, estudos científicos, religiosos e etc. O que não pode? Palavões, baixarias, ofensas de cunho pessoal e piadas.